Fluorose Dentária - O que é?


         O flúor é um elemento extremamente importante para se evitar a cárie dental. Mas o seu consumo em excesso pode trazer prejuízos ao invés de benefícios, sabiam???



    A ingestão acima do recomendado acarreta intoxicações agudas ou crônicas além de manifestações dentárias quando a ingestão se dá na época de formação dos dentes.

    Geralmente se apresenta simetricamente em dentes homólogos (por exemplo, quando acomete um canino, o outo também é acometido), podendo ir de listras brancas ou acastanhadas até erosões (desgastes da estrutura dental).

  Muitas pessoas se sentem incomodadas com essa alteração, principalmente adolescentes e adultos jovens, e procuram o auxílio profissional.

    Há diferentes técnicas para o tratamento. A escolha de uma irá depender do grau de severidade da fluorose, e a classificação pode ser de 0 a 4 (Classificação de DEAN) ou de 0 a 9 (Índice de Thylstrup). Dentre as opções de tratamento estão: restaurações com resina composta, clareamento, coroas ou facetas de porcelana, lentes de contato de porcelana e microabrasão.

Se você tem ou desconfia que tem, visite o seu dentista!!



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo