top of page

Porque temos medo de Dentista?

O medo do dentista, ou Odontofobia é o pavor que leva o paciente a evitar os dentistas e os procedimentos odontológicos (TRATAMENTO).

A exposição ao estímulo provoca uma resposta de ansiedade imediata, podendo levar a aumento dos batimentos cardíacos, alterações de pressão sanguínea, ataques de pânico e até síncopes (desmaios).

Antigamente, a odontologia era arcaica, ou seja, não haviam métodos efetivamente eficazes para controle da dor e nem tecnologia suficiente para proceder com um tratamento tranquilo, sem causar traumas aos pacientes.

Infelizmente, essa "visão" do dentista permaneceu no decorrer dos anos; e hoje, mesmo com toda a tecnologia que possuímos, ainda há o temor por parte do paciente.

E DE ONDE VEM ESSE MEDO?

Existem fatores que estão intimamente relacionados, tais como:

1- EXPERIÊNCIAS RUINS: às vezes, um único episódio de dor ou desconforto já são capazes de traumatizar;

2- DENTISTA "FRIO" OU COM "MÃO PESADA": quando o lado humano do cirurgião-dentista fala mais baixo, pode causar um grande impacto no psicológico do paciente;

3- INFLUÊNCIA NEGATIVA DO AMIGO OU FAMILIAR: se um amigo mais próximo ou familiar têm medo de dentista, eles podem fazer com que você também adquira esse medo, sem mesmo ter tido uma experiência negativa;

4- MITOS E INFORMAÇÕES INCORRETAS: o ser humano aprendeu por milhões de anos a evitar situações que aparentam ser perigosas, como objetos pontiagudos. Assim, algumas pessoas podem, por falha na informação de uma Odontologia humanizada, acolhedora e competente muito comum nos dias de hoje, fugir do dentista, pois acreditam que o dentista possa representar perigo. Ou seja, mesmo que elas não tenham vivenciado um evento doloroso, elas podem sofrer da fobia.

A Odontologia evoluiu muito! Hoje temos diferentes técnicas e materiais que tornam o tratamento muito mais tranquilo e sem dor.

Se você ainda tem medo, que impede que você tenha uma boa saúde bucal, converse com o dentista, explique o que você sente... Você verá que conseguirão achar o caminho para um tratamento tranquilo e satisfatório!

Deixem seus comentários e nos siga nas redes sociais.

@dentscenter.odonto / dentscenter

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page