Sensibilidade Dentária??


Quem já teve medo de sorvete? Isso mesmo, M-E-D-O de SORVETE!!

POIS É.

Quem tem ou já teve sensibilidade dentinária sabe do que estou falando!

Isso acontece quando a dentina (camada do dente abaixo do esmalte) fica exposta ao meio bucal. Essa estrutura é cheia de microtúbulos nos quais se encontram as terminações nervosas - daí a explicação da dor quando bebemos alguma coisa gelada.

Mas como essa dentina fica exposta??

São várias as causas de sua exposição, vamos ver algumas delas...

DIETA ÁCIDA

Frutas muito cítricas (limão, acerola, por exemplo) e refrigerantes modificam o pH da boca (se a saliva está ácida ou não). Se ele estiver baixo, faz com que a acidez vá corroendo o esmalte dentário que é a camada que protege a dentina.

HIGIENIZAÇÃO DEFICIENTE (RUIM!) Restos de comida são o alimento das bactérias presentes na boca. Quando essas bactérias "digerem" esses restos alimentares, liberam substâncias que causam a erosão dentária, retração nas gengivas (exposição de dentina = DOR) e cáries.

ESCOVAÇÃO FORTE DEMAIS (BRUTA!) Mão pesada na higienização da boca = gengiva se retraída, que é uma forma de buscar proteção, deixando a sensível dentina (e, nesse caso, também o cemento - que faz parte da raiz dentária) sem proteção.

DENTE QUEBRADO (TRINCAS também!) Uma rachadura ou um furo (às vezes, "BURACO") de uma restauração que caiu são o suficiente para expor a dentina e, consequentemente, provocar dor.

Nesses casos de sensibilidade, é importante a visita ao cirurgião-dentista, para que seja diagnosticada a causa, o melhor tratamento e as orientações profissionais, que são tão importantes na prevenção!

Espero que tenha ajudado a entender um pouquinho sobre a Sensibilidade Dentária!

Siga-nos nas redes sociais!

www.facebook.com/dentscenter.odonto

www.instagram.com/dentscenter

Até a próxima!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo