top of page

Doces - Fique de Olho!


Que um docinho sempre vai bem depois das refeições, todo mundo sabe! Nos deixam mais felizes e, às vezes, até ajuda a diminuir a tensão do dia a dia, na correria do trabalho, da escola. Mas, os prejuízos que eles podem causam ao corpo, como diabetes, obesidade, aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos, devem ser ponderados.

O que muitos não se atentam é que eles podem e são um dos maiores vilões no aparecimento de cáries e outros problemas bucais mais sérios, por isso, tome muito cuidado com os doces.

Mas fique tranquilo! Logicamente, ninguém precisa abolir definitivamente esses alimentos da dieta. Neste post, vamos tentar expor como os doces afetam a saúde da boca e as melhores formas de proteger os dentes sem contudo abolir as guloseimas que tanto amamos. Vamos lá!

Vocês sabem porque os doces fazem tanto mal à saúde da boca?

Chocolate, bala, doce de pote, biscoitos recheados, bolos, tortas, humm! São muito saborosos e nos proporcionam uma sensação prazerosa, de bem estar. Isso acontece porque eles estimulam a liberação de endorfina, que nada mais é do que um hormônio que ao ser liberado, proporciona sensação de plenitude e bem-estar.

Mas não nos enganemos, pois o principal ingrediente em sua composição é o açúcar refinado (SACAROSE)! Isso mesmo, S-A-C-A-R-O-S-E. Um dos maiores vilões, já que é o principal alimento das bactérias presentes em nossa flora bucal.

Quando comemos um delicioso docinho, esse substrato (açúcar) sofre a ação das bactérias; essa ação gera ácidos, que aos poucos vão enfraquecendo os dentes, culminando no processo denominado CÁRIE.

É fato que todo resto alimentar desencadeia o surgimento da Cárie Dental, mas o açúcar assume a sua posição de destaque como o NÚMERO 1.

E quando o processo carioso está instalado e não é tratado, começam outros problemas. Com a evolução da doença (SIM. CÁRIE É UMA DOENÇA!), o dente vai sendo literalmente destruído. Quando ele ataca a raiz do dente ainda dá para tratar (tratamento de canal), mas quando a destruição já atingiu um nível maior, até que não haja mais tratamento, ocorre a perda do mesmo. E quando ocorre a perda, outros problemas mais vão surgindo: problemas periodontais e prejuízos aos dentes próximos.

Então, o que fazer??

Ora, proteger os dentes! e a melhor forma de fazer isso é mantendo uma higienização completa e bem feita de toda a cavidade bucal!

- Uso do fio dental todos os dias;

- Escovação com creme dental com flúor e escova de dentes de cerdas macias.

Pronto! Já deu o primeiro passo!

Bom, o que mais podemos fazer??

- Evitar o consumo de doces várias vezes ao dia. O melhor é consumi-los depois das principais refeições, já que em seguida será reazalida a higienização da boca;

- Evitar doces que ficam muito tempo na boca, como pirulitos e chicletes;

- Evitar doces muito grudentos;

- SEMPRE que consumir doces à noite, É OBRIGATÓRIO escovar os dentes depois. SEMPRE!

- Dar preferência às frutas. Além de saborosas são nutritivas e compõem uma alimentação balanceada.

- NÃO DEIXE DE IR PERIODICAMENTE AO DENTISTA - PREVENÇÃO É SAÚDE!

Espero que essa informações tenham tirados algumas dúvidas e conscientizado na importância da manutenção da saúde da boca.

Até a próxima!!!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page