top of page

Ortodontia - Dúvidas Frequentes

PACIENTES ADULTOS PODEM USAR APARELHO ORTODÔNTICO?

Sim. O processo de movimentação dentária é o mesmo em qualquer faixa etária. Dessa maneira os adultos também podem se beneficiar dos aparelhos ortodônticos.

QUANDO EXTRAIR DENTES PERMANENTES?

Geralmente está indicada extrações quando há falta de espaço para alinhar e nivelar os dentes ou quando estão muito inclinados para frente, visando alcançar uma oclusão estável e harmonia facial.

POR QUÊ PROCURAR TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

Para ter:

FUNÇÃO: mastigação e fonação adequadas.

SAÚDE: apinhamento atrapalham a boa higienização, provocando o aparecimento de cáries e doenças gengivais e periodontais.

APARÊNCIA: um sorriso mais atrativo acentua a auto-confiança e melhora a seleção no meio social.

EM QUANTO TEMPO É REALIZADO O TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

O tratamento ortodôntico geralmente dura por um período de 18 a 36 meses. Em alguns casos ele poderá terminar antes e em outros poderá levar mais tempo do que o previsto inicialmente para a finalização. O tempo total de tratamento depende da severidade da maloclusão original, do tipo de tratamento envolvido e, principalmente, da cooperação do paciente.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO INTERCEPTIVO (PRECOCE)?

Evitar a fratura ou perda de dentes anteriores que estejam muito projetados (inclinados para frente);

Possibilitar a eliminação de hábitos de sucção de dedo ou chupeta, hábitos de interposição de língua e hábitos de postura de lábios;

Permitir o desenvolvimento normal da fala;

Avaliar a existência de problemas respiratórios que possam afetar o crescimento da face;

Corrigir mordidas cruzadas que estejam presentes;

Melhorar a auto imagem do paciente;

Garantir que os dentes se encontrem de maneira adequada durante a mastigação e a deglutição.

Uma intervenção precoce poderá diminuir a severidade de um problema; se for necessário uma segunda fase de tratamento, esta poderá ser facilitada.

O QUE É TRATAMENTO ORTO-CIRÚRGICO?

É a combinação da ortodontia com a cirurgia. É uma forma de corrigir casos severos de maloclusão e de anormalidades entre os maxilares.

QUANDO O TRATAMENTO ORTO-CIRÚRGICO É INDICADO?

O ossos maxilares superior e inferior são as bases ósseas nas quais os dentes estão inseridos. Quando os maxilares não estão corretamente relacionados entre si, a correção da mordida não poderá ser alcançada somente com o uso de aparelhos, principalmente em pacientes adultos onde já não há mais potencial de crescimento. O ortodontista, juntamente com o cirurgião buco-maxilo-facial, planejará o tratamento tendo em vista uma futura intervenção cirúrgica.

Para realizar um tratamento orto-cirúrgico, o paciente inicialmente usa aparelhos fixos com o objetivo de alinhar e nivelar corretamente os dentes. Após esta fase inicial ter sido concluída o paciente é submetido à cirurgia e retorna ao ortodontista para a finalização do tratamento.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page