top of page

A "Moda" do Cigarro/Narguilé e suas Consequências

O que é o cigarro? Você já se fez essa pergunta? Nada mais e do que tabaco seco e picado, que é enrolado numa pequena folha de papel podendo ter em sua extremidade um filtro.

Até os anos 70 fumar era sinônimo de moda e elegância. Na década de 1950, fumar era considerado uma espécie de rito de passagem para a fase adulta e as indústrias investiram milhões em publicidades em rádios, tv, jornal, revistas e outdoors. Tais publicidades mostravam homens bonitos acompanhados de belas mulheres que ao final da propaganda acendiam um cigarro com a marca da indústria. Até aqui, o público alvo eram do sexo masculino. Mas a partir da década de 60 eles perceberam que deveriam ampliar seu público alvo até às mulheres.

Já no século XXI ele passou a ser visto como o vilão - o assassino de milhares de pessoas todos os anos no mundo inteiro.

Mas mesmo assim, causando mortes e doenças incapacitantes, as pessoas continuam fumando e, a nicotina, provavelmente é uma das droga mais consumidas no mundo, se não for a mais consumida.

É comprovado que o fumo (aqui entram os cigarros, Narguilé, e outras drogas) causa vários prejuízos à saúde: problemas respiratórios como o enfisema pulmonar; cânceres como o câncer bucal; problemas gástricos; triplica o risco de AVC; dentre vários outros problemas. Basta dar uma olhadinha nas imagens que vem na parte de traz dos maços de cigarro.

Além do mais, os fumantes exalam forte odor de nicotina e alcatrão, não possuem um hálito fresco, tem dentes amarelados e língua áspera, e geralmente apresentam problemas periodontais.

Hoje um maço de cigarros custa cerca de R$ 5,00. Se a pessoa fuma um maço por dia, no final do mês se foram R$ 150,00 junto com uma vida que poderia ser saudável.

Isso sem contar na fumaça tóxica que é exalada e que pessoas próximas que não fumam inalam diariamente, se tornando um "fumante passivo".

Pergunte para um não fumante se é prazeroso ficar ao lado de um que é?

É necessário que a população se conscientize do mal que o fumo causa e tirá-lo de circulação.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page