top of page

Odontologia na História


A Odontologia remete a milhares de anos atrás desde a pré-história na qual, com o desenvolvimento da agricultura, houve um aumento na incidência de cavidades nos dentes. Na Itália, foi encontrado um dente infectado que foi parcialmente polido com ferramentas de pederneira. Esse dente tem entre 13.820 e 14.160 anos e representa a mais antiga evidência de prática odontológica já encontrada, embora um estudo de 2017 sugira que há 130 mil anos os neandertais já utilizavam ferramentas odontológicas rudimentares.


Registros históricos revelam inúmeros procedimentos odontológicos e de higiene praticados pelos antigos egípcios, que já utilizavam “escovas dentais” rudimentares para remover restos de alimentos após as refeições.

Papiros relatam manuscritos anteriores a 3000 a.C. que mostram a existência de tratamento de várias doenças dentárias, inclusive 11 receitas para questões orais.

Tomografias na cabeça de uma múmia egípcia de 2.100 anos de idade revelaram rudimentos de restaurações dentárias nas quais as cavidades em dentes eram preenchidas com tecidos.


Para a Odontologia chegar no atual estágio de evolução (Odontologia Moderna), teve contribuição de várias civilizações e, hoje é possível tratar os dentes com conforto e segurança.


Se até as civilizações mais antigas cuidavam da saúde bucal, o que você está esperando para procurar um cirurgião-dentista?


Evidências da Odontologia na História:

1º período: da pré-história até o ano 30

2º período: Odontologia da Idade média e os Árabes

A figura dos "tiradentes" (como eram conhecidos os cirurgiões-dentistas) continua típica até 1700, trabalhando nas praças dos mercados, uma multidão de curiosos e um público que não é difícil adivinhar, ou seja, do tipo animado, caloroso, e sonoro.

3º período: De Fauchard à descoberta do trépano a pedal - 1728 a 1871

4º período: Do trépano a pedal à Alta-rotação - 1871 a 1956

5º período: As especialidades - Prevenção, Implante, Odontologia Social, dentre outras - 1956 à atualidade

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page