top of page

As Contenções Ortodônticas

Existem diferentes tipos de contenções que podem ser utilizadas pelo ortodontista.


No caso das contenções inferiores, geralmente elas são coladas atrás dos dentes de canino a canino, afim de se evitar movimentações indesejadas no arco inferior.



Em relação às contenções superiores, o leque de opções é um pouco maior! As mais utilizadas são:


Placa de Hawley: composta por um arco metálico que passa à frente dos dentes e uma estrutura de acrílico que recobre o palato (céu da boca). Tem a vantagem de poder ser ativada em casos que haja necessidade e não interferir na oclusão. Sua desvantagem é a estética prejudicada devido ao arco de metal.


Placa a vácuo: é uma placa de acetato que envolve completamente os dentes (lembra a placa de clareamento). Ela está indicada para pessoas que não se acostumam ao uso das placas que recobrem o céu da boca. Tem uma boa estética por ser toda transparente porém, não é passível de ajustes depois de confeccionada e fica interposta entre os dentes.

Contenção Ortodôntica Estética: é a novidade do momento! Ela é parecida com a Placa de Hawley, porém uma parte do arco de metal é substituída por uma faixa de acrílico transparente. Assim como a Placa de Hawley ela tem a cobertura do céu da boca, não interfere na oclusão, conta com uma estética excelente e mantem os dentes em posição.


As contenções sempre devem ser utilizadas após a remoção do aparelho ortodôntico afim de evitar a recidiva dos dentes.

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page