As Contenções Ortodônticas

Existem diferentes tipos de contenções que podem ser utilizadas pelo ortodontista.


No caso das contenções inferiores, geralmente elas são coladas atrás dos dentes de canino a canino, afim de se evitar movimentações indesejadas no arco inferior.



Em relação às contenções superiores, o leque de opções é um pouco maior! As mais utilizadas são:


Placa de Hawley: composta por um arco metálico que passa à frente dos dentes e uma estrutura de acrílico que recobre o palato (céu da boca). Tem a vantagem de poder ser ativada em casos que haja necessidade e não interferir na oclusão. Sua desvantagem é a estética prejudicada devido ao arco de metal.


Placa a vácuo: é uma placa de acetato que envolve completamente os dentes (lembra a placa de clareamento). Ela está indicada para pessoas que não se acostumam ao uso das placas que recobrem o céu da boca. Tem uma boa estética por ser toda transparente porém, não é passível de ajustes depois de confeccionada e fica interposta entre os dentes.

Contenção Ortodôntica Estética: é a novidade do momento! Ela é parecida com a Placa de Hawley, porém uma parte do arco de metal é substituída por uma faixa de acrílico transparente. Assim como a Placa de Hawley ela tem a cobertura do céu da boca, não interfere na oclusão, conta com uma estética excelente e mantem os dentes em posição.


As contenções sempre devem ser utilizadas após a remoção do aparelho ortodôntico afim de evitar a recidiva dos dentes.

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo