A boa higiene oral começa desde a infância, nos primeiros meses de vida. Os pais tem papel fundamental nessa introdução precoce juntamente com o cirurgião-dentista ou o odontopediatra.
Quando ainda não há a presença dos dentes, é de fundamental importância a manutenção da higiene dos rodetes gengivais com o uso de uma gaze umedecida em solução fisiológica ou água filtrada. Isso evita certas doenças oportunistas como o sapinho. E nunca se deve beijar o bebê na boca. Nunca!!!!
Por volta dos sete a nove meses começam a erupcionar os primeiros dentes decÃduos ("dentes de leite"). Na presença de dentes, a escova já deve ser introduzida na higienização bucal assim como o fio ou fita dental. Os dentes devem sempre estar limpos pois os restos alimentares aderem à s paredes dentárias e provocam o aparecimento de lesões cariosas.
A visita ao dentista deve ser regular! Avaliar a situação bucal e fazer profilaxias regulares para a remoção de placa bacteriana é de suma importância, evitando-se assim problemas futuros como inflamação da gengiva e lesões cariosas que podem progredir e causar sérios problemas ao desenvolvimento bucal da criança.
Lembrem: as visitas ao dentista sempre devem ser tranquilas e divertidas e os pais nunca devem fazer medo nos filhos. Isso traz traumas que serão difÃceis de serem removidos!